segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mini Review : Trine

Ahh, plataformers 2D...
Como os adoro...

Ainda mais com um trago a 2009, como é o caso deste Trine.
Imaginem um platformer à antiga com movimentação em 2D, mas como modelos em 3D e uma física bastante aguçada que permite alguns bons puzzles.

Isso é Trine.

No entanto ao contrário de muitos outros plataformers/puzzle como o Braid, o Trine não tem uma solução única, tem montes e montes de soluções, muitas vezes a solução para chegar aquele sitio tão inacessível vem de uma idiotice qualquer nossa, "deixa cá experimentar se...", em muitos outros jogos estas idiotices nunca resultam, em Trine sim. De facto, estamos tão habituados a jogos com soluções tão engenhosas que estranhamos Trine a principio e esquecemos que a solução pode ser algo bastante simples.

Em Trine controlamos um soldado, um arqueiro e um feiticeiro, um de cada vez (o que torna as coisas ainda mais simples e directas). O primeiro elimina os enimigos, o segundo elimina enimigos à distância e consegue prender um gancho em estruturas de madeira para se balançar e chegar a plataformas mais altas facilmente (é o personagem com que ando mais tempo), o terceiro consegue conjurar objectos, incluindo plataformas, e movimentar objectos à distância.
O feiticeiro é o personagem que liberta o idiota que há em vocês. As soluções que muitas vezes se arranja para ultrapassar obstáculos provêm deste individuo. Elas ( as soluções) são tão grosseiras e com tanta falta de subtileza que a adaptação a este tipo de gameplay pode ser complicada no primeiro nível (quiçá o nível mais complicado devido a este factor), mas a habituação é fácil. Estas soluções grosseiras para ultrapassar determinados obstáculos fazem lembrar Half-Life 2, outra obra prima com uma física bastante apurada.
Tanto num jogo como no outro se usa uma física extremamente realista para fazer pequenos puzzles que acabam por cair muito bem.
O único defeito que tenho a apontar é excesso de enimigos para eliminar, o jogo seria mais divertido se não tivessemos de estar constantemente a partir esqueletos aos bocadinhos ( e ainda por cima eles são persistentes).

Em suma temos aqui uma excelente compra, e muito divertimento pela frente. É bastante curto, mas para um jogo do género chega bem, caso contrário poderia tornar-se cansativo.

Recomendo a todos os que se consideram gamers. A sério, pelo menos experimentem a demo.

Sem comentários:

Enviar um comentário